Rede SER Animal

Rede SER Animal

Quem sou eu?

A Rede Ser Animal surgiu em setembro de 2010 após contatos e articulações entre técnicos do IBAMA-SP e profissionais da área de meio ambiente de algumas instituições de Piracicaba e voluntários que se interessam pelo SER animal.
Tudo começou com a possibilidade de trazer para Piracicaba um Seminário que o IBAMA-SP realiza em algumas cidades do estado. O conteúdo abordado pelo Seminário relaciona-se ao Programa Permanente de Proteção a Fauna Silvestre - P3F, em consonância com a Campanha Nacional de Proteção a Fauna. O Programa P3F prevê trabalhos com diversos grupos, tais como, imprensa, poder judiciário, prefeituras, correios, concessionárias de rodovias, universidades e educadores em geral, trabalhando na perspectiva de serem multiplicadores.
Após algumas reuniões, essa rede se constituiu entre técnicos do IBAMA-SP, profissionais e alunos ligados a OCA - Laboratório de Educação e Políticas Ambientais, ao USP-Recicla e à Prefeitura do Campus da ESALQ-USP, profissionais da UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba, profissionais do Núcleo de Educação Ambiental da SEDEMA – Prefeitura Municipal e outros profissionais interessados.
Uma proposta de trabalho começou a ser iniciada através da organização do primeiro Seminário, realizado no dia 14 de Outubro de 2010. O objetivo foi formar uma rede para discutir e propor ações para o bem estar animal, tratando de animais domésticos, com os temas adoção, posse responsável, maus tratos, etc.; e de animais silvestres, com temas relacionados ao combate ao tráfico de animais, criação em zoológicos, criadores, etc. Desde então a rede vem se articulando e organizando eventos periódicos voltados para o tema animal.
Em dezembro de 2010 um segundo seminário foi realizado na UNIMEP, com o apoio do curso de pós-graduação de Bioecologia e Conservação e de graduação em Biologia. O tema discutido foi “Bem Estar Animal – direito ou dever” e teve apresentações de experiências de trabalhos sobre bem estar animal em Piracicaba.
Desde então, um grupo vem se reunindo com o objetivo de fortalecer a rede através de eventos e definição de ações integradas voltadas a causa animal.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Porquê dizer Não a IN 15/2010


Em dezembro de 2010, o IBAMA publicou a IN n°15, que dispõe sobre as atividades de controle do manejo de passeriformes, limitando o número de espécies passíveis de criação comercial e amadora.
Não contentes com o disposto, criadores comerciais exigiram uma nova redação com revisão deste número, e para mais. Isto significa, simplesmente, que mais espécies e mais indivíduos poderão ser criados e comercializados como animais de estimação. Ora, o lugar destes pássaros não seria nas áreas naturais, exercendo as suas funções ecológicas intrinsecamente relacionadas à perpetuação de tantas outras espécies da fauna e da flora? É importante que se entenda: o objetivo maior é que não hajam mais pássaros encarcerados em gaiolas – e vamos concordar, não existe nada mais paradoxal! Uma vez que temos o caminho, e ferramentas nele, como o apoio das Leis, devemos nos valer disso. Para tanto, estar ativo e atento, defendendo as conquistas neste caminho, é de enorme importância. Se você concorda conosco, faça a sua parte e demonstre o seu apoio ao que já foi disposto pelo IBAMA.

Como? A WSPA – Sociedade Mundial de Proteção Animal criou uma forma: acesse o link http://e-activist.com/ea-action/action?ea.client.id=101&ea.campaign.id=11658&ea.campaigner.email=Bb9hTQrS1fRQhcZCnQSQKPYck5tdu1JP e assine a carta “Pela manutenção da IN 15/2010”.


Manifeste-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário