Rede SER Animal

Rede SER Animal

Quem sou eu?

A Rede Ser Animal surgiu em setembro de 2010 após contatos e articulações entre técnicos do IBAMA-SP e profissionais da área de meio ambiente de algumas instituições de Piracicaba e voluntários que se interessam pelo SER animal.
Tudo começou com a possibilidade de trazer para Piracicaba um Seminário que o IBAMA-SP realiza em algumas cidades do estado. O conteúdo abordado pelo Seminário relaciona-se ao Programa Permanente de Proteção a Fauna Silvestre - P3F, em consonância com a Campanha Nacional de Proteção a Fauna. O Programa P3F prevê trabalhos com diversos grupos, tais como, imprensa, poder judiciário, prefeituras, correios, concessionárias de rodovias, universidades e educadores em geral, trabalhando na perspectiva de serem multiplicadores.
Após algumas reuniões, essa rede se constituiu entre técnicos do IBAMA-SP, profissionais e alunos ligados a OCA - Laboratório de Educação e Políticas Ambientais, ao USP-Recicla e à Prefeitura do Campus da ESALQ-USP, profissionais da UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba, profissionais do Núcleo de Educação Ambiental da SEDEMA – Prefeitura Municipal e outros profissionais interessados.
Uma proposta de trabalho começou a ser iniciada através da organização do primeiro Seminário, realizado no dia 14 de Outubro de 2010. O objetivo foi formar uma rede para discutir e propor ações para o bem estar animal, tratando de animais domésticos, com os temas adoção, posse responsável, maus tratos, etc.; e de animais silvestres, com temas relacionados ao combate ao tráfico de animais, criação em zoológicos, criadores, etc. Desde então a rede vem se articulando e organizando eventos periódicos voltados para o tema animal.
Em dezembro de 2010 um segundo seminário foi realizado na UNIMEP, com o apoio do curso de pós-graduação de Bioecologia e Conservação e de graduação em Biologia. O tema discutido foi “Bem Estar Animal – direito ou dever” e teve apresentações de experiências de trabalhos sobre bem estar animal em Piracicaba.
Desde então, um grupo vem se reunindo com o objetivo de fortalecer a rede através de eventos e definição de ações integradas voltadas a causa animal.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Relembrando: evento na Praça José Bonifácio, Piracicaba


O evento da Rede na Praça José Bonifácio, no Centro de Piracicaba, ocorreu em 28 de maio de 2011. Participaram a ONG Vira Lata Vira Vida, SPPA (Sociedade Protetora dos Animais); o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ); o Grupo de Estudo e Pesquisa em Ecologia e Impactos Ambientais (GEPEIA); a Sedema, Zoológico Municipal e Viveiro Municipal; o Programa USP Recicla; OCA (Laboratório de Educação e Política Ambiental) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP); a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), e o Ibama-SP
Foram realizadas as seguintes atividades:

·      Adoção de cães e gatos – Vira Lata Vira Vida, SPPA, CCZ (Zoonoses)
·      Cadastro castração – CCZ
·      “Uma gaiola por uma vida” – Troca de gaiolas VAZIAS por mudas de árvores – Zôo
·      “Doe ração e concorra a uma visita noturna”
·      Vídeos sobre bem estar animal - Rede BE Animal
·      Animais taxidermizados – GEPEIA
·      Adestramento – Ana Carolina
·      Músicas e frases sobre animais – Rede BE Animal
·      Exposição Jornal Mundo Animal

A verba arrecadada durante este evento, com a venda de camisetas e do Coffee Coffee, foi doada à SPPA – Sociedade Piracicabana de Proteção aos Animais.


Fotos do evento:











Nenhum comentário:

Postar um comentário